segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Tubarão (1975)




Nesse post quis falar um pouquinho sobre Tubarão, que é um dos filmes que eu mais gosto, hoje em dia pode ate parecer meio bobo pra quem assiste, mas se a gente o assistir com um olhar mais critico, veremos que ele foi um divisor de aguas na história do cinema. A história para quem não conhece, é sobre uma cidade no litoral dos Estados Unidos que passa a ser atacado por um gigantesco tubarão branco, depois de varias mortes de banhistas, e sem que o prefeito tome alguma providencia, o xerife, um pesquisador e um pescador mercenário resolvem pegar um barco e enfrentar a fera por sua própria conta e risco. Vou dividir esse post em 3 partes: o antes, o durante e o depois de Tubarão, pra gente analisar melhor o processo de pré produção e o impacto que o filme teve pós-lançamento. Embora não seja meu objetivo, posso acabar revelando algum spoiler do filme, então so leiam depois de assistido. Alias, se você ainda não tiver visto, ta esperando o que? Vai ver agora danado (a)!

·         Antes
Steven Spielberg tinha 24 em 1970 quando assinou contrato com a Universal, ele era um jovem cineasta e teve a oportunidade de dirigir seu primeiro filme, “Encurralado” lançado em 1971, o filme a principio seria apenas para a televisão, mas fez tanto sucesso que foi para os cinemas, com isso Spielberg mostrou aos executivos que tinha folego para fazer grandes filmes, mesmo com orçamento apertado, sim, Encurralado teve um orçamento limitadíssimo e foi feito em apenas treze dias e mesmo assim ele conseguiu fazer um ótimo suspense com uma história simples, de um cara que esta dirigindo pelas estradas da Califórnia e em um dado momento percebe que esta sendo seguido por um caminhão, até ai tudo bem, o problema é que depois ele começa a perceber que o motorista do caminhão tem a intenção de mata-lo, ai se inicia um jogo de gato e rato entre os dois pelas estradas, o Road-movie fez muito sucesso além de revelar o talento de Spielberg, foi ai que os diretores da Universal liberaram um orçamento maior que lhe deu maior liberdade para produzir o que serie seu segundo filme, Tubarão.
·         Durante
O processo de filmagem e produção de Tubarão foi complicadíssimo, o orçamento que inicialmente seria de 4 milhões foi estourado chegando a 9 milhões. Na época obviamente não existia recursos de computação gráfica então foi usado um robô gigante de tubarão, o problema foi que esse boneco deu muito problema para a produção, demorou a ficar pronto, atrasando as filmagens, de depois vez por outra tinha algum problema técnico, atrasando mais ainda. E eu acho que por incrível que pareça foi daí que veio o grande trunfo do filme. Steven Spielberg não podia mais depender do robô para as filmagens, ele tinha que continuar com a produção do filme, e foi exatamente isso que ele fez, em vez de aparecer o tubarão, aparecia apenas à barbatana, com famosa musica de suspense no fundo; e isso acontece durante quase todo o filme, exceto no final quando o tubarão efetivamente aparece, mas durante todo o resto foram usados elementos para simular a presença do tubarão, o que aumentou muito mais o suspense, do que se ele realmente tivesse aparecido durante todo o filme.




·         Depois
O filme foi lançado no verão de 1975 e foi um completo sucesso de bilheteria, faturando mais de 470 milhões de dólares, o que convertendo para os valores atuais seria mais de 2 bilhões de dólares, isso tudo para um filme que custou 9 milhões. Tubarão foi considerado o primeiro Blockbuster (aqueles filmes arrasa-quarteirão, que levam todo mundo para o cinema) da história, juntamente com o primeiro Star Wars de George Lucas que viria ser lançado dois anos depois em 1977. Além de consagrar Steven Spielberg que se tornou um dos maiores cineastas da historia, Tubarão foi o primeiro filme de “animal-assassino” realmente popular, e que depois começou essa categoria de filme, um ano depois foi lançado Orca, A Baleia Assassina na intenção de pegar carona com o sucesso que Tubarão havia feito, e em 1978 foi lançado Piranha um filme B trash que também tinha a intenção de aproveitar o sucesso que esses filmes de animais assassinos estavam fazendo. E o resto nós sabemos, Tubarão entrou para historia como um dos maiores filmes de suspense/terror, além de ter iniciado praticamente uma nova categoria de filmes, e que depois viriam a ser lançados mais filmes de tubarões, e aranhas, e anacondas e etc. tudo graças ao sucesso dessa obra-prima de Steven Spielberg. Palmas para ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário