terça-feira, 18 de novembro de 2014

Da Semana: Heathers – Atração Mortal.




E a dica dessa semana é a comedia de humor negro Heathers de 1989, protagonizada pela Winona Ryder (ainda no começo de sua carreira) e pelo Christian Slater, e não sei por que cargas d’agua recebeu no Brasil o titulo de Atração Mortal (vai entender esses tradutores).
Como já falei é uma comédia de humor negro que conta a história de Veronica (Ryder) uma garota comum que anda com as três patricinhas mais populares do colégio, as Heathers (maneira pela qual as três se chamam), so que essas meninas além de bonitas e populares são insuportavelmente chatas e arrogantes, e Veronica chega ao limite que não as suporta mais o estrelismo das três, paralelamente ela começa a namorar J.D. um garoto novato no colégio e muito rebelde. Daí em uma determinada festa, uma das Heathers humilha Veronica, o que a deixa realmente furiosa, ela e J.D. armam um plano para dar uma lição nessa Heather, so que sem querer acabam matando-a; daí eles montam o cenário perfeito para parecer que foi um suicídio e se livrarem da culpa. A partir daí mais confusões começam a acontecer à medida que mais mortes acontecem e Veronica e J.D. parecem não medir as consequências que seus atos estão tendo. Heathers é um filme bem diferente, foge desse clichê comedia dos anos 80 no high school, tem um roteiro bem legal para um filme que não fez tanto sucesso assim, a única falha do filme é a risível atuação de Christian Slater como J.D. (podemos perceber claramente que ele tenta copiar Jack Nicholson em seus papeis loucos em boa parte do filme, e acaba perdendo toda sua essência como ator), fora isso é uma boa comedia que vale a pena ser assistida. O próximo paragrafo contem SPOILERS do filme, então melhor você assistir antes de ler.

Veronica e as Heathers.
O filme brinca com um tema um tanto incomum no cinema, o suicídio adolescente, a musica tema do filme “Teenage Suicide Don’t Do It” fala de uma maneira humorada sobre isso também, além disso, percebemos a inclusão de temas como reação da sociedade ao homossexualismo, na cena em que Veronica e J.D. matam os dois valentões da escola e fazem parecer que os dois eram amantes e tinha se suicidado por não poder viver seu amor proibido, tudo de uma forma bem leve e descontraída. O final do filme também não dos mais convencionais, por vezes ate meio macabro, pelo fato de J.D. querer explodir a escola e Veronica nos últimos minutos o matar para impedir a desgraça, mostrando a clara diferença de caráter entre o casal, ele um psicopata desequilibrado, e ela apenas uma menina confusa que se deixa enganar por ele.

P.S.: A escolha de Winona e Christian como protagonista foi devido ao fato de que os dois eram as maiores promessas adolescentes do cinema da época, Winona tinha se revelado um grande sucesso após Os Fantasmas se Divertem de 1988 que a tinha alçado ao estrelato e Christian depois de ser co-protagonista do sucesso O Nome da Rosa de 1986, ao lado de ninguém menos que Sean Connery, estava super em voga na época. Porem, percebemos que quem tem talento realmente se destaca, Winona teve seu auge nos anos 90, quando ela aparecia mais pelo seu talento como atriz e não por figurar nas paginas policial, estrelando grandes produções como Edward, Mãos de Tesoura; Época da Inocência, Garota Interrompida e muitos outros; já Christian Slater... Alguém se lembra dele? Recebeu papeis menores, apesar de atuar em algumas grandes produções como Entrevista com o Vampiro, mas a grande promessa de ícone adolescente foi caindo no esquecimento graças ao talento que lhe falta como ator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário