segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Da semana: Rebecca, Mulher Inesquecível




E a dica dessa semana é o suspense Rebecca, Mulher Inesquecível do mestre Hitchcock, lançado em 1940, sendo este o primeiro filme da fase Norte Americana do diretor e protagonizado por Joan Fontaine e Judith Anderson.
O filme tem um ar gótico e conta a historia de uma jovem (cujo nome nunca é revelado no filme, sendo tratada apenas como Sra. De Winter) que trabalha como dama de companhia para uma senhora rica. Durante um feriado em Monte Carlo essa jovem conhece Maximillian De Winter, um viúvo milionário. Os dois se conhecem e rapidamente se apaixonam começando um romance, e ao fim do feriado decidem se casar. Maxim decide levar a, agora nova Sra. De Winter para sua mansão na Inglaterra, mas ao chegar lá a jovem se sente uma completa intrusa. A jovem percebe que as memorias da antiga esposa de Maxim, Rebecca, continuam vivas, especialmente na figura da Sra. Denvers, a governanta da casa que reluta em aceitar a jovem como sua nova patroa, pois ainda é fascinada pela beleza e glamour de sua antiga patroa. A presença ainda constante de Rebecca e as perseguições que passa a sofrer por Denvers começam a assombrar a jovem, que passa até a duvidar de seu casamento, mas a história começa a dar uma reviravolta quando ela passa a investigar o passado de Rebecca e descobre segredos bem sombrios.


O filme é um dos melhores de Hitchcock em minha opinião, a história é fascinante e muito sombria, com certeza um dos melhores suspenses da categoria “thriller psicológico”, as atuações de Joan Fontaine como a jovem perturbada na grande mansão e de Judith Anderson como a misteriosa governanta, uma das vilãs mais cruéis do cinema, que roubava a cena da protagonista quase que em todos os momentos que aparecia, também são outros pontos altos desse filme. É interessante notar também como a imagem austera que se tinha de Rebecca no inicio do filme vai sendo desconstruída à medida que a jovem passa a investigar o passado da antiga Sra. De Winter. Outra coisa bacana de se destacar no filme é o fato da tal Rebecca não aparecer em nenhuma cena, mas ainda assim, conduzir toda a história. Bom, então pra quem ainda não assistiu, eu super-recomendo Rebecca, um suspense magistralmente dirigido pelo mestre suspense Alfred Hitchcock.


P.S: O filme foi um sucesso, recebendo 11 indicações ao Oscar e vencendo duas – Melhor filme e Melhor fotografia.
P.S: Em 1978 foi lançado aqui no Brasil a novela A Sucessora, de Manoel Carlos, com Susana Vieira, Rubens de Falco e Nathalia Timberg nos papeis principais. E a história de A Sucessora é exatamente a mesma de Rebecca, o que aconteceu: o filme Rebecca de Hitchcock é baseado no livro Rebecca de Daphne du Maurier, já a novela A Sucessora é baseada no livro A Sucessora de Carolina Nabuco, o fato dos dois livros terem a mesma história causou certa polêmica. Ao que me parece du Maurier foi quem plagiou Carolina Nabuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário